Meu nome é Daltro Coutinho, casado, 02 filhos, ambos casados, natural de São Paulo – Capital, tenho formação técnica em eletrônica / 1980 e em engenharia elétrica / 1986. Além da formação fiz vários treinamentos, que podem ser visualizados no menu abaixo, na aba “Treinamentos Complementares”, tenho também algumas certificações, na área de TI, adquiridas ao longo do tempo, por necessidades profissionais.
Tenho fluência digital, expert no uso e desenvolvimento de softwares, conhecedor de bancos de dados relacionais, servidores, redes de dados, protocolos de comunicação, autodidata, orientado a resultados e experiente em posições de liderança.
Atualmente, estou morando em São Paulo – SP, onde ministro treinamentos nas áreas de automação industrial/predial e prototipagem.
Profissionalmente, atuei nos setores de energia elétrica, mineração, plásticos, alimentos, agroindústria, eletro-eletrônico, ração animal, shopping center’s, armazenagem e distribuição de derivados de petróleo, extração e produção de O&G e refinarias.
Atuei como: técnico, supervisor, engenheiro, consultor, coordenador e gerente, sempre na área de manutenção, construção e montagem (Projetos) ou consultoria. Tenho foco nas tarefas preventivas, preditivas, custos, planejamento, elaboração de planos e rotas de inspeção para redução das atividades corretivas com consequente melhora dos indicadores
Assertivo, colaborativo, empreendedor, de fácil comunicação e tenho feeling para descobrir os caminhos certos. Líder, resiliente, criativo, empático, sei lidar com a oposição e a resistência a ideias e sei pressionar quando vejo que as coisas não estão equilibradas ou saindo do rumo. Capacidade de trabalhar com equipes multidisciplinares e com muitas variáveis, flexível e adaptável a mudanças. Mantenho um tratamento igualitário com a equipe e procuro fazer a liderança pelo exemplo tornando o ambiente previsível mantendo assim, a ordem e evitando conflitos. Tenho iniciativa, espírito competitivo, imaginação para novas soluções, pensamento crítico, auto-conhecimento, entusiasmo e inteligência emocional.
Sou voltado a gestão de pessoas, indicadores, confiabilidade, planejamento e tenho forte inclinação para SMS. Conhecedor das disciplinas de mecânica, elétrica, civil, instrumentação, automação, metrologia, hidráulica e pneumática. Pleno conhecimento e desenvoltura nas tarefas de PCM, treinamentos, construção e montagens, medição de serviços, comissionamento, start-up, planejamento e gestão do capex/opex, dos diversos indicadores da manutenção, apresentação de resultados, otimização e implantação dos programas de manutenção preventiva e preditiva, programa de análise de falhas na manutenção corretiva (causa raiz), contratação e administração de mão de obra terceirizada e aplicação dos princípios de confiabilidade da manutenção.
– DRCJ Controle e Automação – Ago.19 / Hoje
Empresa de engenharia, de minha propriedade, atuando na prestação de serviços multidisciplinares como gestão, coordenação, comissionamento e monitoramento.
Os principais projetos que participei foram os seguintes:
Projeto ENEL / EngenhariaEP – (Ceará)
Gerente Projeto
Reporte: Diretor Operacional Equipe: 45 profissionais
Gestão técnica e administrativa na construção da infraestrutura e substituição das redes de eletrificação aéreas para subterrâneas em várias cidades do estado do Ceará.
Minha base era em Sobral-CE mas, visitava periodicamente todas as obras para acompanhar o andamento dos trabalhos e conversar com as equipes e com a fiscalização local. Mantenho uma rotina de reuniões com o cliente para acompanhamento dos cronogramas, movimentação de materiais entre almoxarifados e obras, gestão financeira, desenvolvimento de fornecedores além das equipes de outras empresas que interagem com nossas entregas.
Projeto Syngenta Brasil | Raízen / FM2C Serviços – (Formosa – Goiás)
Engenheiro de manutenção e contratos
Reporte: Gerente Regional de Contratos Equipe: 73 profissionais (63 – site Syngenta, 6 – site Raízen base e 4 aeroporto)
Participei da finalização da implementação de 02 contratos, Raízen em Brasilia-DF e Syngenta em Formosa-GO num total de 73 funcionários. Além das interfaces com os clientes para resolução de todo tipo de problema e de implantações, tinha as equipes de manutenção e serviços gerais, na Raízen, e na Syngenta, depto de manutenção, PCM e PMOC, controle do almoxarifado, serviços gerais, compras e RH, KPI’s da manutenção e almoxarifado, controle dos custos dos sites, fechamento de relatórios semanais para apresentação aos clientes, fechamento da medição e faturamento, controle de compras de insumos para as equipes, aprovação das contratações e desligamento de pessoal entre outras tarefas administrativas
Projeto Corteva / Planlink – (Planaltina – Goiás)
Coordenador de engenharia de Construção e Montagem
Reporte: Gerente de Projetos Corteva Equipe: 08 engenheiros e 04 TST’s diretos e todos os colaboradores terceirizados.
Projeto Mineradora Tecnosonda / BRASKEM – (Maceió – Alagoas)
Coordenador de comissionamento e C&M
Reporte: Gerente de Projetos (Tecnosonda / Braskem)
Resultados:
Tendo em vista que esta foi a primeira planta, no mundo, para a recuperação da degradação do meio-ambiente além, do fato que os prazos terem sido subestimados, todas as datas limites foram excedidas, mesmo assim o projeto iniciou as operações com menos de 60 dias de atraso.
Posterior ao startup da planta, foram detectados vários pontos de melhorias correções e novas implantações, contratação e acompanhamentos de terceiros, foram desenvolvidos novos fornecedores, feita a contratação dos profissionais de manutenção, especificação de instrumentos e equipamentos.
Projeto IoTMac – Monitoramento de Ativos Críticos – Indústria 4.0 – (Salvador – Bahia)
Gerente de Serviços Técnicos e Desenvolvimento
Reporte: Diretoria Técnica Equipe: 10 (04 Programadores, 02 Adm e 04 Técnicos).
– JBS S/A – (Diamantino – MT) – Set.17 / Mai.19
Coordenador do PCM / Coordenador de manutenção
Reporte: Gerencia Reg. Manutenção Equipe: 50 (40 mantenedores, 05 supervisores, 02 PCM, 02 Adm, 01 Eng. Obras)
– MegaPlasticos Laminados Sintéticos e TNT – (Minga Guazzu – Paraguai) – Set.15 / Jul.17
Gerente Industrial
Reporte: Diretoria Industrial Equipe: 250 (10 supervisores, 05 staffs, 10 carreteiros e 225 operários)
– Telsan Engenharia / JPTE Engenharia – (Petrobras – RNEST – Ipojuca – Pernambuco) – Jan.12 – Jun.15
Consultor nas disciplinas de automação, redes de dados industriais e metrologia.
Reporte: Gerencia do IETS Equipe: 03 consórcios de empresas (Enfil Veólia, Jaraguá e Engevix)
– Seiaut / Norcontrol / Telvent / Elfe – (Petrobras – OPCAN – Candeias – Bahia) – Jun.03 – Out.11
Engenheiro de Automação | Coordenador de Manutenção
Reporte: Gerencia de Manutenção UN-BA Equipe: 25 (22 técnicos, 01 supervisor, 01 staff, 01 almoxarife)