Categorias
Uncategorized

Uma Conversa sobre Scada – Parte 1

O que é isso?

Originalmente “Supervisory Control and Data Acquisition” ou Sistema de Controle e Aquisição de Dados ou Software Supervisório ou simplesmente, Sistema Scada é um software que tem a função de mostrar ao operador o que está acontecendo no processo ou em determinada máquina ou equipamento.

E como isso acontece?

Observem a figura título, na base da pirâmide de automação estão os elementos primários (sensores de temperaturas, pressão, óticos e outros) e os elementos de controle (válvulas, solenoides, motores e outros) estes dois tipos de elementos estão conectados diretamente aos controladores industriais – PLC’s – Controladores Lógicos Programáveis ou DCS’s – Sistemas de Controle Distribuído. Nestes controladores estão contidas todas as lógicas necessárias para que o processo funcione a contento. Tais controladores, como pode-se observar junto a figura título, estão no segundo nível da pirâmide.

No terceiro nível, aí sim está contido o sistema scada. Ele está conectado a um ou mais controladores industriais e se comunica com estes através de meios físicos (cabo ou wireless) e por protocolos de comunicação diversos (OPC, DH+, RS485, Modbus, Fieldbus Foundation, AS-i, Control-bus e outros).

Então, respondendo à pergunta, recebe dos controladores os valores das variáveis primárias (valores de temperatura, pressão, nível e outras) e também como estão os elementos de controle (válvulas abertas ou fechadas, em transição ou ainda parcialmente abertas, resistências ligadas ou não, motores ligados ou não e suas velocidades e muitas outras). No computador, diante de todas estas informações o operador, consegue ter uma visão completa do processo e intervir no controle quando necessário.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Embora a função primária do SCADA seja auxiliar, visualmente o operador, outras funções existem no sistema como: emissão de relatórios, gráficos, emissão de alarmes quando determinados desvios ocorrem, envio de e-mail’s, SMS’s e outros que são normais ao dia-a-dia na operação de um processo.

Além destes, como pode-se verificar na figura título, o SCADA alimenta de informações o MES (Sistema de Execução da Manufatura) que está na quarta camada e também o ERP (Sistema Integrado de Gestão) que está na última camada da pirâmide.          

Continuaremos com este bate papo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *