Categorías
Uncategorized

Uma Conversa sobre Scada – Parte 1

O que é isso?

Originalmente “Supervisory Control and Data Acquisition” ou Sistema de Controle e Aquisição de Dados ou Software Supervisório ou simplesmente, Sistema Scada é um software que tem a função de mostrar ao operador o que está acontecendo no processo ou em determinada máquina ou equipamento.

E como isso acontece?

Observem a figura título, na base da pirâmide de automação estão os elementos primários (sensores de temperaturas, pressão, óticos e outros) e os elementos de controle (válvulas, solenoides, motores e outros) estes dois tipos de elementos estão conectados diretamente aos controladores industriais – PLC’s – Controladores Lógicos Programáveis ou DCS’s – Sistemas de Controle Distribuído. Nestes controladores estão contidas todas as lógicas necessárias para que o processo funcione a contento. Tais controladores, como pode-se observar junto a figura título, estão no segundo nível da pirâmide.

No terceiro nível, aí sim está contido o sistema scada. Ele está conectado a um ou mais controladores industriais e se comunica com estes através de meios físicos (cabo ou wireless) e por protocolos de comunicação diversos (OPC, DH+, RS485, Modbus, Fieldbus Foundation, AS-i, Control-bus e outros).

Então, respondendo à pergunta, recebe dos controladores os valores das variáveis primárias (valores de temperatura, pressão, nível e outras) e também como estão os elementos de controle (válvulas abertas ou fechadas, em transição ou ainda parcialmente abertas, resistências ligadas ou não, motores ligados ou não e suas velocidades e muitas outras). No computador, diante de todas estas informações o operador, consegue ter uma visão completa do processo e intervir no controle quando necessário.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Embora a função primária do SCADA seja auxiliar, visualmente o operador, outras funções existem no sistema como: emissão de relatórios, gráficos, emissão de alarmes quando determinados desvios ocorrem, envio de e-mail’s, SMS’s e outros que são normais ao dia-a-dia na operação de um processo.

Além destes, como pode-se verificar na figura título, o SCADA alimenta de informações o MES (Sistema de Execução da Manufatura) que está na quarta camada e também o ERP (Sistema Integrado de Gestão) que está na última camada da pirâmide.          

Continuaremos com este bate papo…

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *